Intercessão
Conceito: Súplica em favor de outrem. A intercessão pressupõe sofrer com os que sofrem; chorar com os que choram; e, tomar, como se fossem nossas, as dores alheias. É dizer a Deus que nos importamos com o sofrimento do próximo.
Nas Sagradas Escrituras, o ministério da intercessão cabia oficialmente ao sacerdote. Todavia, encontramos profetas, reis e patriarcas a suplicar, em favor dos filhos de Israel e até pelos estrangeiros impenitentes.
Jeremias foi o profeta que mais intercedeu pelos judeus (Jr 14.11). O que dizer da intercessão de Abraão por Sodoma e Gomorra? (Gn 19). No capítulo sete de 2 Crônicas, Salomão depreende-se em favor de seu povo. Ao inaugurar o Santo Templo, o sapientíssimo rei deixa bem claro que a casa de Deus é, antes de mais nada, um lugar de intercessão.
Todavia, a mais bela de todas as intercessões acha-se em João 17. Nesta passagem, Jesus mostra porque recebeu o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque (1 Sm 12.23).
Ação Intercessória do Espírito Santo.
Mediação levada a efeito pelo Espírito Santo, visando a manutenção plena da comunhão entre o crente e o Salvador.
Ensina Paulo que o Espírito Santo intercede por nós, junto ao trono da graça com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26,27). Segundo o apóstolo a ação intercessória da Terceira Pessoa da Trindade deve-se ao fato de não sabermos como orar.
Não fosse essa mediação, nossa orações chegariam deformadas à presença do Pai; nenhum favor alcançaríamos. Mas, agora, contando com a ajuda do Espírito Santo, nossas preces são levadas aos céus como se fossem incensos. Eis porque nossas orações têm tanto poder e graça. A oração de um justo, escreveu Tiago, pode muito em seus efeitos.
Propósitos da Oração Intercessória
1- Para que Deus sustasse o seu juízo (Gn 18.23-32; Nm 14.13-19; Jl 1.17)
2- Que restaurasse o seu povo (Ne 1l Dn 9)
3- Que livrasse as pessoas do perigo (At 12.5,12)
4- Que abençoasse o seu povo (Nm 6.24-26)
5- Para que o Espírito Santo viesse sobre os crentes (At 8.15-17)
6- Para que Deus desse capacidade às pessoas de autoridade para governar bem (1Cr 29.19)
7- Pelo crescimento na vida cristã (Fp 1.9-11)
8- Por pastores (2 Tm 1.3-7)
9- Pela obra missionária ( Sl 67.3-5)
terça-feira, 24 de agosto de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Curiosidades da Bíblia
Ensino
O destino dos Apóstolos Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.
PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.
SIMÃO, o zelote, foi crucificado.
JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.
TIAGO (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.
MATEUS, morreu como mártir na Etiópia.
TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.
BARTOLOMEU, serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.
FILIPE, pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.
ANDRÉ, pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.
TIAGO, (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.
SIMÃO PEDRO, pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.
CALVÁRIO
Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33, Lc 23:33). Se o chamaram "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje.
A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total.
Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim.
A BÍBLIA
* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é III João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16
DIVERSAS
• A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
• Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19:17)
• O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje em Naum 2:4
• A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
• Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juizes 16:19)
•O nome mais cumprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaías (Isaías 8:3-4)
•A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
•Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais.(Amós 6:5)
•O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13-18 / João 19:25)
•O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26 / Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
SOBRE O CASAL ABRAÃO E SARA:
Sara Viveu 127 (cento e vinte e sete) anos, Abraão viveu 165 (cento e sessenta e cinco) anos; ambos foram sepultados no Campo de Efrom, em Macpela (terra que foi comprada por Abraão pela quantia de 400 (quatrocentos) siclos de prata. Ao contrário do que muitos afirmam, o primeiro filho de Abrãao foi Ismael e não Isaque. Ismael foi concebido por Agar, serva egípcia de Sara (Sara tinha entregado Agar a Abrãao para que concebesse). Ainda nesta época, Abraão chamava-se Abrão (visto que Deus não havia mudado seu nome). Quando nasceu Isaque, Abraão tinha 100 (cem) anos. Após o falecimento de Sara, Abraão tomou como mulher a Quetura, e concebeu Quetura a seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suã. Abrãao deu a Isaque (o filho da promessa de Deus) todos os seus bens e riquezas, e aos demais filhos deu dádivas e os despediu. Isaque casou-se com Rebeca, que era da parentela de Abraão. Rebeca era estéril, assim como Sara, e tanto uma quanto outra conceberam por promessa de Deus. O Casamento de Isaque foi como consolo pela morte de sua mãe Sara.
SOBRE A BÍBLIA:
A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.
Históricos - Átos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenes, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon.
Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.
Profético - Apocalipse.
As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido.
Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraodinária! Que Deus vos abençoe.
Livros
Relação de livros indicados para a composição da biblioteca do ensinador cristão:
Marketing para a Escola Dominical
Autor: César Moises Carvalho
Este livro oferece uma nova perspectiva sobre como administrar a Escola Dominical em sua igreja.Fruto de pesquisas do autor, este livro busca equipar superintendentes, secretários e professores da Escola Dominical com ferramentas de marketing para descobrir formas de como atrair, convencer, cativar, conquistar e manter na Escola Dominical cada aluno, independente de sua faixa etária. Leia este livro, ponha em prática e potencialize os resultados da Escola Dominical de sua igreja.
Editora: CPAD
Hermenêutica Fácil e Descomplicada
Autor: Esdras Costa Bentho
Disciplina obrigatória em qualquer curso teológico, a Hermenêutica é a arte de interpretar textos de forma correta, e neste caso, os textos bíblicos. Ela ajuda a identificar os pontos principais dos textos sagrados, como a época em que foram feitos, o estilo da escrita e do autor, para que grupo foi endereçado e os motivos pelos quais foram escritos e informações importantes acerca das línguas originais, com suas figuras de linguagens e peculiaridades, dando condições ao leitor e pesquisador para melhor aproveitar a mensagem da Bíblia. Mesmo sendo imprescindível ao estudo bíblico, muitos cristãos acham a hermenêutica uma disciplina difícil de ser aprendida e seguida.
Editora: CPAD
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
História da Escola Dominical
Origem
A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes, 44 anos, proprietário do Gloucester Journal, fundado por seu pai.
Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que entre as causas dos crimes e bebedice desenfreada estava a ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas.
Para esses meninos, Raikes teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos, e não cuidaria apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto.
Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a escola dominical. A idéia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil crianças matriculadas.
A Escola Dominical no Brasil
A Igreja Metodista trouxe a Escola Dominical para o Brasil. Em 1836, o Rev. Justin Spaulding organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com cerca de 40 pessoas e em junho abriu uma Escola Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua própria língua.Mas o espírito de Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu dezenove anos mais tarde, através do casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sarah Kalley.
Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.
Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas Congregacionais no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu - segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
A História da Escola biblica Quadrangular
A Escola Bíblica Quadrangular existe na Igreja do Evangelho Quadrangular desde a sua fundação, em 15 de novembro de 1951. Mas, talvez em razão do próprio nome, durante muito tempo a maioria dos freqüentadores era composta de crianças até doze anos de idade.
Foi uma jovem missionária, professora de uma faculdade do Sul da Califórnia, a grande responsável por mudar esse conceito que permanecia na cabeça dos quadrangulares brasileiros. Seu nome era Lucille Marie Jonhson. Ela foi enviada para auxiliar a igreja na área do ensino.
Deixou sua família, seu país e o cargo que ocupava na faculdade em Los Angeles e veio para o Brasil no ano de 1959. Foi professora do I.T.Q., lecionando as matérias de Música e Regência, Doutrina do Espírito Santo, Vida Cristã e Organização e Administração da Escola Quadrangular.
Lucille foi uma grande incentivadora também da criação das Revistas Luz do Evangelho, publicadas pela editora Betânia, e de sua utilização em nossas escolas dominicais (naquela época não tínhamos nossas próprias revistas).
Como fora criada participando da Escola Quadrangular, Dona Marie (como era conhecida pelos brasileiros) sabia do seu valor na formação de cristãos com caráter forte, sabia também que não era somente a criança que necessitava ser ensinada, mas também os jovens e os adultos, e que para atingir esse objetivo seria preciso quebrar tabus e conceitos errados no meio do povo.
Esse era um trabalho para ser feito na direção e no poder do Espírito Santo. E com esta direção ela realizou ao longo dos anos outros trabalhos como: acampamentos para crianças, escolas bíblicas de férias, cruzadas infantis, corais e conjuntos na área do louvor. Era uma musicista, quer cantando ou tocando seu piano. No ano de 1973 organizou um coral jovem de 220 vozes na igreja sede, em São Paulo, denominado Batalhão Quadrangular.
Essa valorosa serva de Deus fez a diferença na E.B.D. da Igreja do Evangelho Quadrangular. Sua dedicação seu amor ao ensino atraiu muitos fieis seguidores, que não apenas seguiram seus passos enquanto ela estava entre nós, mas que seguem fiéis até hoje a esta premissa de que devemos “ensinar palavra de Deus de maneira clara e pratica tanto para criança como ao jovem ou ao adulto, e que a Escola Quadrangular é a espinha dorsal da Igreja, pois é nela que se forma o caráter de cristãos fortes e convictos na palavra e na fé.
Como os demais grupos da Igreja do Evangelho Quadrangular, até o ano de 1963 a escola só tinha Coordenadores locais e regionais. Foi só no ano de 1963 que se nomeou a primeira Coordenação Nacional, e esse cargo foi ocupado pela missionária Lucille Marie Jonhson e por ela exercido até agosto de 1974, quando o Senhor a recolheu.
Foi então nomeada como Coordenadora Nacional das Escolas Dominicais a pastora Edna Luiza Brandolis. Em 1977 foi nomeado o Pr. Gary Royer, missionário enviado ao Brasil pela igreja internacional, que aqui permaneceu ate 1979.
Seu sucessor foi o Pr. César Augusto dos Santos. O pastor César foi auxiliar na igreja sede em São Paulo, indo depois para Campinas e posteriormente para Curitiba. Ele é casado com a Pra Elizabeth Pereira dos Santos e tem duas filhas, Lílian e Cristina.
Engenheiro, professor universitário, professor do I.T.Q. e pastor auxiliar em Curitiba, ele foi o responsável por termos alcançado a meta de produzir e imprimir nossas próprias revistas da E.B.D. Tem feito um excelente trabalho na área de ensino na Igreja do Evangelho Quadrangular, além de, como engenheiro, ter abençoado diversas de nossas igrejas com seu trabalho profissional.
CAMPO COMPRIDO NA NET...
CAMPO COMPRIDO NA NET...
"Igreja Evangélica Quadrangular em Campo Comprido – Curitiba. Rodrigo Barcelos, Professor da classe de jovens lança Blog da Escola Dominical.”
Com o propósito de divulgar seus trabalhos, compartilhar idéias e ouvir sugestões de internautas e outros apaixonados pela Escola Bíblica Dominical, o Professor Rodrigo Barcelos da 10º IEQ em Campo Comprido, que tem como Pastor Presidente o Pr. Rogério Amorim e como Diretora da DEBQ Jennyfer Calado, lança o BLOG DA ESCOLA DOMINICAL.
Este canal de comunicação, muito em voga nos dias atuais, é uma ferramenta da qual a igreja deve apropriar-se, com sabedoria e direção de Deus, para que através do empenho de homens e mulheres chamados para tal ministério, propague-se com maior agilidade o Evangelho da Paz, defendendo-se publicamente, e contra todos, a Bandeira da Verdade.
Nesse sentido, a EBD de Campo Comprido, a exemplo de muitas outras igrejas e EBD's pelo Brasil e pelo mundo a fora, disponibiliza esta página a todos os amigos e irmãos; não apenas àqueles que tenham vinculo ministerial ou denominacional, mas a todos quantos professem uma fé genuina em Cristo Jesus e amor pela Sua Palavra.
Ao descrente, indeciso, desviado e a todos quantos ainda não tenham tido um encontro real com Jesus Cristo, único meio pelo qual o homem pode chegar-se a Deus, desejamos que esta página seja para vós uma fonte de Vida e de Bençãos.
O BLOG DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL estará com as páginas, coração, olhos e ouvidos abertos para socorrê-lo.
Contamos com a colaboração de todos.
Que Deus na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor, vos abençoe.
"Igreja Evangélica Quadrangular em Campo Comprido – Curitiba. Rodrigo Barcelos, Professor da classe de jovens lança Blog da Escola Dominical.”
Com o propósito de divulgar seus trabalhos, compartilhar idéias e ouvir sugestões de internautas e outros apaixonados pela Escola Bíblica Dominical, o Professor Rodrigo Barcelos da 10º IEQ em Campo Comprido, que tem como Pastor Presidente o Pr. Rogério Amorim e como Diretora da DEBQ Jennyfer Calado, lança o BLOG DA ESCOLA DOMINICAL.
Este canal de comunicação, muito em voga nos dias atuais, é uma ferramenta da qual a igreja deve apropriar-se, com sabedoria e direção de Deus, para que através do empenho de homens e mulheres chamados para tal ministério, propague-se com maior agilidade o Evangelho da Paz, defendendo-se publicamente, e contra todos, a Bandeira da Verdade.
Nesse sentido, a EBD de Campo Comprido, a exemplo de muitas outras igrejas e EBD's pelo Brasil e pelo mundo a fora, disponibiliza esta página a todos os amigos e irmãos; não apenas àqueles que tenham vinculo ministerial ou denominacional, mas a todos quantos professem uma fé genuina em Cristo Jesus e amor pela Sua Palavra.
Ao descrente, indeciso, desviado e a todos quantos ainda não tenham tido um encontro real com Jesus Cristo, único meio pelo qual o homem pode chegar-se a Deus, desejamos que esta página seja para vós uma fonte de Vida e de Bençãos.
O BLOG DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL estará com as páginas, coração, olhos e ouvidos abertos para socorrê-lo.
Contamos com a colaboração de todos.
Que Deus na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor, vos abençoe.
Assinar:
Postagens (Atom)